sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Que tipo de aluno você é?

                                                                                                      




Gosto muito dos livros de Ben Parry Davies e da forma que ele escreve. O livro ENGLISH TESTS - COMO TER SUCESSO EM PROVAS DE INGLÊS, traz um teste para saber qual o tipo de aluno que você é. Afinal, segundo o autor, todos os alunos são diferentes: personalidade, estilo de aprendizado, preferências, desejos, medos e manias. Tudo isso influencia bastante sua preparação para uma prova. O quadro abaixo se encontra nas páginas 6, 7 e 8 do livro supracitado. Para saber que tipo de estudante você é, preencha o quadro a seguir:
  • Quase sempre
  • Às vezes
  • Quase Nunca
Bons resultados em provas de gramática

Boa memória para palavras novas

Não gosta de errar

Fica irritado se os erros não são corrigidos

A pronúncia é melhor quando em voz alta

Gostaria de ter mais tempo para pensar antes de falar

Gosta de estar na sala de aula

Procura palavras desconhecidas no dicionário

Gosta de memorizar regras e linguagem nova

Caderno organizado e anotações bem legíveis

Para saber seu resultado, calcule:

 3 pontos para cada “(quase) sempre”,

2 pontos para “às vezes”,

1 ponto para “(quase) nunca”

0-8 Indeciso:

Você não é um estudante ruim. Talvez seja a primeira vez que esteja enfrentando essa questão, e entender melhor seu jeito de estudar só ajuda a tornar seus estudos mais efetivos no futuro.  Sugestões: Leia com calma as partes Relaxado e Analítico (a seguir) para entender onde você se encaixa e, aproveite as dicas para que consiga desenvolver suas estratégias de preparação para provas de inglês.

9-13 Relaxado:

Você absorve as informações sem muito esforço geralmente gosta de se comunicar com pessoas. Talvez pense que deveria estudar mais regras de gramática, mas provavelmente, por não gostar, não demora muito tempo para perder o interesse no assunto. Certamente pode melhorar seu desempenho na preparação para uma prova de inglês. Sugestões: Faça um bom plano de estudo para se organizar melhor. O importante é cumprir um horário regular, mesmo que seja um período de curta duração. Procure fazer mais autocorreção ou, no mínimo, ficar mais consciente de que tipo de erros comete com freqüência.

14-22 Mistura:

É possível que você não se encaixe nas categorias Relaxado e Analítico. Muitas pessoas apresentam a mistura dos 2 e aprendem de formas diferentes em momentos distintos dependendo da situação e do que você está fazendo. Sugestões: É necessário selecionar as partes das 2 categorias de acordo com o foco de seus estudos.

23-30 Analítico:

De repente você entende a importância de tudo estar o mais correto possível, durante todo o tempo. Provavelmente você prefere o tipo de aprendizado que o faça pensar de forma precisa, como: fazer exercícios de gramática, deduzir o significado das palavras ou praticar a pronúncia. Sugestões: Desenvolva mais fluência e mais independência por meio de atividades ligadas a conversação e a leitura livre sem nenhuma tarefa ou objetivo específico. Procure mais pessoas e lugares para falar mais inglês e tente não se preocupar tanto com seus erros.

Agora é só se planejar para a próxima prova!
Let's go?


Nenhum comentário:

Postar um comentário